As mídias sociais, as redes sociais e a internet têm crescido cada vez mais e feito cada vez mais parte das empresas e dos negócios. Além disso, também são atualmente a principal fonte de venda, visto que os consumidores dedicam boa parte de seu dia nessas redes. O empresário Márcio Alaor de Araujo selecionou algumas tendências para 2022 que envolvem o uso das redes sociais. Vem conferir:
Processo de compra
Já faz alguns anos que as vitrines deixaram de ser a primeira opção de compra dos consumidores, mas com a chegada da pandemia causada pelo coronavírus, as compras online tiveram o maior número de crescimento de todo o mercado. Sendo assim, as marcas começaram a se adaptar a esse meio digital e divulgar os seus produtos e serviços nas redes sociais com cada vez mais estratégias.
Social commerce
O social commerce consiste nas adaptações das lojas para realizar vendas diretamente nas plataformas das redes sociais, comenta Márcio Alaor de Araujo. Desse modo, é possível comprar sem ao menos sair da página da marca ou ser redirecionado para outras plataformas. Algumas pesquisas apontam que as redes sociais preferidas dos consumidores são o instagram e o facebook.
Vídeos curtos
Um dos públicos que mais consome atualmente é a chamada Geração Z e uma das maiores características desse grupo é a agilidade e o imediatismo, tudo precisa ser mais rápido e mais eficiente. Desse modo, as marcas precisam se adaptar ao novo ritmo dos consumidores e os vídeos curtos estão agregando muito nesse processo. Plataformas como o Instagram já possuem páginas destinadas apenas aos vídeos mais curtos, o Reels.
O fenômeno TikTok
O Tiktok talvez seja disparado a maior tendência do ano de 2022, comenta Márcio Alaor de Araujo. O aplicativo bateu o número de mais de 3 bilhões de downloads em 2021 e rapidamente as marcas e empresas começaram a aderir essa plataforma devido à grande concentração de pessoas e alto poder de alcance. O marketing para Tiktok tem sido cada vez mais procurado.
Marketing de influência
Diante do crescimento das mídias sociais, os chamados “influenciadores” da internet estão sendo cada vez mais procurados para a divulgação de produtos e de marcas. Esse marketing de influência vem apresentando excelentes resultados e vai causar cada vez mais impacto nas relações de compra e venda. Esperamos que essas dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a adaptar o seu negócio da melhor maneira possível.