Marcio Alaor de Araujo

Planejamento estratégico de uma empresa: saiba quais são os erros mais comuns

Berger Vogt
Berger Vogt 3 Min Read
3 Min Read
Marcio Alaor de Araujo

O planejamento estratégico é comumente realizado após o encerramento de mais um ano nas empresas. Segundo o especialista financeiro Marcio Alaor de Araújo, essa ferramenta é sempre parte da rotina dos gestores que, por meio dos resultados anuais, refletem e elaboram análises qualitativas e numéricas quanto às ações e entregas finais.

Porém, nessas análises, é de praxe identificar que muito do que havia sido planejado simplesmente não aconteceu conforme o esperado. Marcio Alaor de Araújo esclarece que, para que essas situações não ocorram mais, é primordial reconhecer os erros cometidos anteriormente, com intuito de  tomar decisões mais assertivas durante o novo planejamento estratégico e que impactem diretamente na organização e na equipe.

  1. Falta de divulgação

Um planejamento estratégico deve possuir visão e ações bem definidas e claras para a equipe. Marcio Alaor de Araújo explica que, desse modo, as metas estabelecidas motivam a equipe a crescer e impulsionar o crescimento dos negócios, além de ser fundamental compreender o que se espera do cumprimento das tarefas, criando harmonia e conforto profissional para os colaboradores.

  1. Não acompanhar as ações

Marcio Alaor de Araújo pontua que a elaboração de ações é uma etapa do planejamento estratégico que, muitas vezes, não sai do papel. Isso ocorre devido a falta de acompanhamento periódico das ações e da cobrança para que o plano de ação seja posto em prática. O empresário reforça ainda que, dessa maneira, de nada adianta listar e desenvolver diversas ações, já que não haverá acompanhamento completo delas.

  1. Não definir metas e objetivos com clareza

Um erro muito comum do planejamento estratégico é a falta de clareza durante o estabelecimento de metas e objetivos a serem cumpridos durante o ano. Marcio Alaor de Araújo comenta que, durante a elaboração, elas devem atender a realidade da empresa, fugirem da subjetividade e possuírem prazo para serem alcançadas. 

  1. Falta de acompanhamento frequente dos indicadores

Acompanhar os indicadores com frequência é fundamental para a realização integral do planejamento estratégico. Marcio Alaor de Araújo elucida que, com o monitoramento constante, a empresa pode identificar erros passíveis de serem contornados, evitando impactos nos resultados finais. Por isso, é fundamental que a empresa aposte em metodologias de gestão e indicadores de desempenho que auxiliaram nessa análise recorrente durante o ano.

  1. Não envolver os colaboradores

Por fim, é fundamental que o planejamento estratégico saia do ciclo gestor e seja compreendido por toda a equipe. Marcio Alaor de Araújo comenta que o estímulo e convite ao envolvimento por parte dos colaboradores é a maneira mais assertiva de obter resultados e entregas finais. A equipe faz parte da ação e precisa se sentir pertencente para fazer acontecer. Não deixe de motivar os funcionários e recompensá-los por seus esforços quando as metas são alcançadas.

Share This Article
Leave a comment