Você já parou para pensar como seria se existisse um carregador para carros elétricos tão rápido, a ponto de levar apenas 3 minutos para carregar? Para Joni Ricardo Fernandes Duarte, empresário na área de gestão de custódia de ativos, essa utopia já é uma ideia existente, e promete ser a salvação das pessoas que não podem se dar ao luxo de perder muito mais tempo para realizar essa função.
Foi através da Startup Adden Energy, em parceria com a Universidade de Harvard, que esse mecanismo está sendo desenvolvido. Pensando em acelerar a vida de quem usa muito o veículo, e já deixou de depender dos combustíveis já faz um tempo. Ficou curioso em saber sobre as propriedades e vantagens dessa bateria? Então continue lendo para saber mais.
Futura bateria em 3 minutos
Em primeiro lugar, algumas empresas já produzem baterias de estado sólido como boa fonte de energia para os automóveis. Conforme explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, o que diferencia uma bateria comum desse material, para essa nova versão tecnológica que virá, é o tempo de uso, que vai passar do gasto de horas e horas de processo, para alguns minutos para o motorista
Vale ressaltar que, normalmente, as pessoas que possuem carros elétricos, costumam gastar entre 2 a 8 horas de carregamento, e isso varia de acordo com o tipo de força de energia que a pessoa possui em sua casa, ou seja, se ela carrega em uma tomada de 220V, o processo pode levar até 9 horas — tempo muito longo para quem depende de um veículo a todo tempo.
Vida útil
Além disso, conforme explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a vida útil dessa nova bateria pode ser cinco vezes maior quando comparada com uma bateria comum. Isso ocorre por causa do material sólido, e que possui uma grande densidade de energia que se encontra na mais nova invenção, e em contrapartida, as baterias mais vendidas, possuem íon de lítio em sua composição.
Contudo, essa invenção ainda precisa passar por alguns outros procedimentos, de forma que tudo esteja de acordo na hora das vendas. Por enquanto, os objetivos da empresa que desenvolveu a bateria, é deixá-la pequena o suficiente para ser transportada em qualquer lugar para o carregamento rápido do carro. Até então, ela se encontra em período de testes.
Por isso, conforme explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, essa nova invenção, em breve, será liberada para alguns locais e poderá chegar no nosso país, de forma que a necessidade de um carregamento mais lento, como acontece muitas vezes por aqui, não seja mais necessário, transformando a vida de muitos motoristas que possuem carros elétricos no país.