Desenvolver máquinas que pratiquem ações básicas da inteligência humana, como falar e resolver problemas, é um desejo muito antigo. À vista disso, o Raphael Gerk Viana, expert em tecnologia, entende que a inteligência artificial é um campo iminente para pesquisas que buscam desenvolver esse tipo de máquina. Continue lendo para saber mais.
Inteligência artificial
Conforme comenta o ilustre Raphael Gerk Viana, a inteligência artificial (I.A.) é uma área da ciência da computação que estuda e desenvolve máquinas capazes de operar práticas básicas da inteligência humana de forma autônoma. Esses equipamentos simulam a atividade do ser humano de falar, pensar e resolver problemas.
A I.A. é desenvolvida por um programador que, através de um software destinado para criação de programas computacionais, elabora um mecanismo capaz de falar e operar alguma atividade humana. Essa elaboração contempla um código de programação, com uma determinada linguagem, que contém comandos que a máquina seguirá para realizar sua função.
Assim, uma atendente virtual de whatsapp é uma inteligência artificial, que foi criada a partir de um código de programação. Em seu desenvolvimento, foram aplicados determinados comandos que dão a capacidade da I.A. ler mensagens específicas. Por isso, ao conversar com uma atendente virtual, dependendo da mensagem mandada, ela não será capaz de decodificar o que está sendo tratado.
Objetivo
Como aponta o egrégio Raphael Gerk Viana, a inteligência artificial tem como finalidade reproduzir capacidades da inteligência humana (como pensar de modo lógico) para elaborar soluções facilitando alguns aspectos da rotina cotidiana das pessoas. Desse modo, essa ciência analisa estratégia de processamento de dados.
As empresas são as entidades que mais se beneficiam com o uso da I.A., utilizando-a para melhorar e otimizar algumas de suas atividades como o atendimento ao cliente. Entretanto, essa tecnologia tem auxiliado diversos âmbitos, como a área da saúde, educação, divulgação e entretenimento.
Importância
Diante disso, como ressalta o renomado Raphael Gerk Viana, a inteligência artificial é essencial para a evolução das indústrias, pois ela executa de maneira ágil e eficaz atividades que seriam efetuadas por ações humanas, garantindo uma melhor prestação de serviços tanto para a corporação quanto para seus clientes. Por exemplo, uma empresa que presta serviços de atendimento ao cliente é capaz de atender uma demanda maior desses com o uso da I.A.