Para quem é familiarizado com o mundo dos investimentos, o FGC certamente não é nenhuma novidade. No entanto, o empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, entusiasta em assuntos do setor financeiro, te convida a conhecer mais sobre esse tema se você for principiante neste universo. Através deste artigo, você entenderá o que é o FGC e como proteger seus investimentos com ele. Confira!
Antes de mais nada, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que o FGC é a sigla para Fundo Garantidor de Crédito, o qual, como indica o nome, é o fundo responsável por proteger os investidores que realizam aplicações em determinados investimentos. Na prática, o FGC é o agente que pagará o crédito dos acionistas de uma determinada instituição caso a mesma chegue à falência ou coisa do gênero.
No entanto, para entender melhor sobre o FGC, o renomado Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui te explica! O Fundo Garantidor de Crédito se mantém através dos investimentos realizados nas organizações que o formam, ou seja, as mesmas contribuem, a cada mês, com parcelas de seus depósitos. Desse modo, para você que está se perguntando, as entidades que, por obrigação, devem associar-se à esse fundo são:
- bancos comerciais, públicos e múltiplos;
- instituições financeiras;
- sociedade de crédito imobiliária;
- entidades relacionadas a empréstimos;
- companhia hipotecárias.
Sendo assim, se você é um investidor mais conservador e quer saber onde investir para ter o dinheiro protegido pelo FGC, o Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui elenca para você! No entanto, vale lembrar que apenas os ativos de depósitos à vista, letras de câmbio, hipotecárias, crédito imobiliário, CDBs e RBDs é que recebem a proteção desse mundo garantidor.
Desse modo, em contrapartida, aplicações em debêntures, certificado de recebíveis imobiliários, certificados de recebíveis do agronegócio e letra imobiliária garantida não recebem a proteção, segundo explica Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, do Fundo Garantidor Imobiliário. É por essa razão que, na hora de investir, prestar atenção nos ativos protegidos pelo FGC é essencial.