Você sabia que o mercado financeiro é dividido em 4 operações? O investidor imobiliário Valdir Piran acredita que há quatro tipos de mercado financeiro, sendo eles: mercado de câmbio, mercado monetário, mercado de crédito e mercado de capitais. Essa divisão é feita para facilitar as operações dentro do mercado, atendendo as necessidades de cada tipo de investidor. Assim, se você possui interesse no assunto, leia o artigo até o final e entenda essas operações.
Primeiramente, devemos compreender o que é o mercado financeiro e como ele funciona. Muitas pessoas não começam a investir, pois não conhecem esse ambiente, pouco debatido em todos os âmbitos, mas que pode ser acessíveis em muitos casos. Basicamente, o mercado financeiro funciona através da negociação de ativos, sejam eles títulos, moedas, ações, mercadorias etc — ou seja, qualquer produto ou serviço que tenha valor financeiro. Por isso, confira abaixo os 4 tipos de operações realizadas no mercado:
Mercado de câmbio
Esse tipo de mercado executa negociações que se baseiam na troca de moedas estrangeiras. Sendo assim, engloba serviços de importação e exportação, que são intermediadas por instituições financeiras autorizadas. Como assimila o empresário Valdir Piran, em outras palavras, podemos dizer que o mercado cambial trata-se da troca de moedas, também muito usado para pessoas que desejam viajar para o estrangeiro. Vale ressaltar que esse mercado é fiscalizado e administrado pelo Banco Central do Brasil.
Mercado monetário
Nesse tipo de mercado financeiro, vemos que as transações que ocorrem são de curto e curtíssimo prazo, envolvendo em sua maioria as instituições financeiras. De modo a ter uma maior garantia quanto à liquidez diária na economia, o mercado monetário busca trabalhar com operações para o controle da oferta de moeda e das taxas de juros. O investidor Valdir Piran entende que as transações ocorrem em até 24 horas e que nelas são encontradas taxas referenciais para controlar o rendimento em renda fixa.
Mercado de crédito
Esse é o mais popular entre os investidores, isso porque trata-se da ação de emprestar dinheiro, tanto para pessoas físicas quanto para empresas, por um custo atrelado à uma taxa. Esse tipo de mercado executa transações através de instituições financeiras e não financeiras, com o intuito de atender não só as necessidades de grandes corporativas, mas também dos indivíduos quando estes precisam de recursos para realizar operações de consumo ou de capital de giro.
Mercado de capitais
O mercado de capitais já é voltado para operações empresariais de médio e longo prazo, englobando a compra e venda de títulos e valores mobiliários — podendo ser feito entre empresas, investidores e intermediários. Portanto, como pensa o presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, esse mercado facilita o processo de capitalização uma vez que proporciona uma ótima liquidez aos títulos de emissão das empresas.
Agora que você entendeu cada tipo de operação, ficou mais confiante para investir no mercado financeiro? Saiba que mesmo sendo diferentes, as operações estão sempre interligadas entre si, visto que por exemplo, se um investidor opera na bolsa, o mercado de câmbio terá influência direta nas ações de empresas importadoras e exportadoras. Logo, todo o mercado financeiro segue conectado, de forma a otimizar as transações.