O câncer é uma das doenças que mais causam óbitos na atualidade. À vista disso, o médico anestesiologista Dr. José Admirço Lima Filho entende que é importante que as pessoas saibam mais sobre o câncer para identificarem os sintomas do mesmo, evitando que o tumor se espalhe. Está preocupado com sua saúde ou com a de alguém que conhece? Leia o artigo para ficar atento aos sintomas do câncer.
O que é câncer?
Conforme comenta o renomado Dr. José Admirço Lima Filho, câncer é um tumor proveniente da deficiência de alguma célula que começa a se multiplicar, a partir do processo de meiose realizado pela célula deficiente. Essa multiplicação desenfreada de células anormais pode acabar atingindo algum tecido ou órgão, desenvolvendo o câncer no mesmo.
Portanto, essa doença se trata de um tumor que provoca a degeneração ou a disfunção das células do tecido ou órgão que foram acometidos pelas células que sofreram uma mutação em seu material genético e começaram a desenvolver atividades erradas, por conta das instruções distorcidas que recebem pela alteração de seu DNA.
Quais são as causas do câncer?
Ainda, como aponta o célebre Dr. José Admirço Lima Filho, são diversos os fatores que podem provocar o desenvolvimento de câncer no organismo de um indivíduo, como a predisposição genética ou maus hábitos como fumar, realizar atividades físicas em excesso, se alimentar de forma incorreta, ser exposto à radiação e a ingestão de bebidas alcóolicas.
Quais são os tipos de câncer mais comuns?
Embora essa doença possa atingir diversas regiões do corpo humano, há alguns tipos de câncer que são mais comuns entre a população por conta de algum fator externo. Desse modo, os tipos de câncer mais comuns da sociedade contemporânea são o câncer de pulmão, mama, colorretal, próstata, pele e o de estômago.
Quais são os sintomas do câncer?
Por fim, como indica o ilustre Dr. José Admirço Lima Filho, é fundamental que as pessoas se atentem aos sintomas do câncer, a fim de evitarem a propagação desenfreada do mesmo. Logo os sintomas do câncer são:
- Inchaços anormais;
- Náuseas e vômitos;
- Sudoreses noturnas;
- Febres inexplicáveis;
- Perda de peso incomum;
- Dores intensas em determinadas regiões.
Se você apresenta ou conhece alguém que possua esses sintomas, procure ajuda médica para que o diagnóstico e tratamento possam ser realizados o mais rápido possível.