Tiro esportivo: conheça os benefícios dessa prática

Date:

Que os esportes trazem uma série de benefícios para corpo e mente, você já deve saber, certo? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, atirador esportivo e desportivo há dez anos, comenta que, do mesmo modo, a prática do tiro esportivo também é excelente para o corpo humano em diferentes aspectos.

Independente de qual seja o objetivo do praticante: descontrair, passar o tempo ou mesmo para praticar com intuito de conquistar um registro de armas de fogo e o certificado de caçador, atirador e colecionador (CAC) ao final do treinamento, como Renan Bolsonaro que treina no estande de tiro de Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, em Brasília, a prática de tiro é extremamente benéfica para o ser humano. 

Se, assim como o filho do presidente do Brasil, o indivíduo busca por um treinamento adequado para portar arma para defesa pessoal ou deseja praticar tiro esportivo, mas ainda tem dúvidas, é essencial estar atento às vantagens dessa prática. Sendo assim, se você quer saber mais sobre os principais benefícios que essa prática pode proporcionar, acompanhe o resto deste artigo.

  1. Coordenação motora

De acordo com o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, o tiro esportivo exige muito equilíbrio de seu praticamente. Essa necessidade faz com que o corpo trabalhe a coordenação motora, o que induz ao fortalecimento dos músculos e da própria mente que manterá o corpo ativo para dar estabilidade a arma e melhor proporção ao disparo.

  1. Desempenho mental e corporal

A prática de tiro esportivo incita o estímulo aos neurônios, favorecendo assim o aprimoramento de seus reflexos. Além disso, o esporte traz sensação de bem-estar ao diminuir as sensações de ansiedade e cansaço, permitindo que o corpo se condicione beneficamente nos primeiros momentos de prática.

  1. Melhoria do foco e atenção

No parecer de muitos instrutores de tiro, como Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, consideram a prática do esporte como predominantemente mental. Ou seja, atirar de modo certeiro não depende necessariamente da capacidade, mas sim do foco e atenção para realizar a habilidade física, atendendo-se aos passos e concentrando-se no objetivo final. Isso estimula o cérebro a aliviar as tensões, descartar pensamentos corriqueiros e focar durante a prática.

  1. Autodisciplina

Uma habilidade inerente à prática de tiro é a autodisciplina. Na percepção do instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é essencial que o indivíduo desenvolva disciplina para aprender os conceitos e treinar e, posteriormente, alcance uma técnica consistente e adequada para a prática.

spot_img

Ultimas notícias