Cristina Mosolf

Planejamento estratégico para pequenos negócios

Berger Vogt
Berger Vogt 3 Min Read
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Cristina Mosolf

A empresária Cristina Mosolf detém grande conhecimento acerca do mundo de negócios e uma de suas maiores paixões é o marketing, por isso, reunindo amplo conhecimento e experiência quando o assunto é negócios, convidamos a empresária Cristina Mosolf para discorrer sobre a importância do planejamento estratégico em um pequeno negócio. Desse modo, se você deseja saber como implementar um planejamento estratégico para sua microempresa, acompanhe o artigo até o final e anote as dicas da renomada empresária.

A primeira sugestão de Cristina Mosolf é encontrar um nicho, pois competir com grandes varejistas do setor não é a melhor alternativa. Então, neste caso, trabalhar a partir do diferencial é a melhor opção. Além disso, ao encontrar um nicho específico, o público-alvo também será melhor definido, o que se torna um atrativo relacionado ao sucesso de leads e à fidelização de vendas.

Além disso, você precisa precificar seus produtos e serviços de maneira assertiva. A empresária Cristina Mosolf explica que a precificação errada de um produto pode custar caro para uma empresa, portanto, saiba definir um produto corretamente para obter bons resultados e lucros em seu negócio.

Outro ponto destacado pela empresária Cristina Mosolf é a necessidade de desenvolver um plano de negócios para sua empresa. Embora seja prematuro, é importante definir o caminho e a direção que o levará a um patamar superior. Dessa forma, pesquise o mercado de atuação de sua companhia para entender o potencial de crescimento da empresa, a partir de um plano de ação bem definido, é claro.

Além disso, outro ponto importante é fornecer suporte abrangente aos clientes. A jornada de compra de um cliente tem que ser incrível, por isso, a empresária Cristina Mosolf recomenda focar no cliente e em suas necessidades. Ademais, ouça atentamente o seu cliente, pois ele o ajudará a melhorar os processos e produtos da sua empresa, ajudando, assim, a sua marca a crescer exponencialmente. 

Para tanto, Cristina Mosolf ressalta que atrair e reter clientes é extremamente importante, criando assim políticas de fidelização como cupons, prêmios e benefícios e programas similares. Dessa forma, os clientes crescem organicamente enquanto divulgam a marca com o chamado buzz marketing.

Por fim, o último conselho de Cristina Mosolf é o planejamento financeiro. A empresária ressalta a importância de manter os dados em dia e bem controlado e registrado. Por isso, considerando a importância do controle financeiro dentro da empresa, contrate um bom software de gestão e invista em melhorias de processos nesse sentido.

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