A empresária Cristina Mosolf detém grande conhecimento acerca do mundo de negócios e uma de suas maiores paixões é o marketing, por isso, reunindo amplo conhecimento e experiência quando o assunto é negócios, convidamos a empresária Cristina Mosolf para discorrer sobre a importância do planejamento estratégico em um pequeno negócio. Desse modo, se você deseja saber como implementar um planejamento estratégico para sua microempresa, acompanhe o artigo até o final e anote as dicas da renomada empresária.
A primeira sugestão de Cristina Mosolf é encontrar um nicho, pois competir com grandes varejistas do setor não é a melhor alternativa. Então, neste caso, trabalhar a partir do diferencial é a melhor opção. Além disso, ao encontrar um nicho específico, o público-alvo também será melhor definido, o que se torna um atrativo relacionado ao sucesso de leads e à fidelização de vendas.
Além disso, você precisa precificar seus produtos e serviços de maneira assertiva. A empresária Cristina Mosolf explica que a precificação errada de um produto pode custar caro para uma empresa, portanto, saiba definir um produto corretamente para obter bons resultados e lucros em seu negócio.
Outro ponto destacado pela empresária Cristina Mosolf é a necessidade de desenvolver um plano de negócios para sua empresa. Embora seja prematuro, é importante definir o caminho e a direção que o levará a um patamar superior. Dessa forma, pesquise o mercado de atuação de sua companhia para entender o potencial de crescimento da empresa, a partir de um plano de ação bem definido, é claro.
Além disso, outro ponto importante é fornecer suporte abrangente aos clientes. A jornada de compra de um cliente tem que ser incrível, por isso, a empresária Cristina Mosolf recomenda focar no cliente e em suas necessidades. Ademais, ouça atentamente o seu cliente, pois ele o ajudará a melhorar os processos e produtos da sua empresa, ajudando, assim, a sua marca a crescer exponencialmente.
Para tanto, Cristina Mosolf ressalta que atrair e reter clientes é extremamente importante, criando assim políticas de fidelização como cupons, prêmios e benefícios e programas similares. Dessa forma, os clientes crescem organicamente enquanto divulgam a marca com o chamado buzz marketing.
Por fim, o último conselho de Cristina Mosolf é o planejamento financeiro. A empresária ressalta a importância de manter os dados em dia e bem controlado e registrado. Por isso, considerando a importância do controle financeiro dentro da empresa, contrate um bom software de gestão e invista em melhorias de processos nesse sentido.