Compliance empresarial: entenda o papel de um advogado nessa atividade

Date:

A participação de um advogado é fundamental para incluir o compliance em uma empresa. O Dr. Bruno Burilli Santos entende que o papel desse profissional pode contribuir para alcançar melhores resultados. Isso porque, o conhecimento desse especialista acerca das leis pode auxiliar para que o negócio esteja em conformidade com as normas e regras relacionadas a sua atuação. Quer entender mais sobre essa relação? Então, continue a leitura!

O que é o compliance empresarial? 

Antes de entender o papel de um advogado no compliance empresarial, é importante esclarecer o que este termo significa. Nesse sentido, saiba que esse é um conceito com origem do verbo inglês “to comply”, o qual, basicamente, corresponde a “estar de acordo com algo/alguma coisa”. No âmbito empresarial, ele será empregado a fim de garantir que as atividades de um negócio estejam em conformidade com as normas internas e externas. 

Qual a importância do compliance? 

Desse modo, como o principal objetivo do compliance é o de garantir que uma empresa siga as regras externas — isto é, aquelas relacionadas à legislação — e as internas, ele será importante para prevenir qualquer caso ilícito que possa levar um negócio a ter problemas na justiça. Assim, é possível assegurar que as atividades de uma organização sejam pautadas na ética e transparência. O advogado Bruno Burilli comenta que isso é essencial para a reputação do empreendimento. 

Qual o papel de um advogado no compliance? 

Nesse contexto, saiba que para implementar o compliance em uma empresa é importante contar com a ajuda de especialistas, como é o caso dos advogados. Esses profissionais terão os conhecimentos necessários para avaliar os segmentos de um negócio e identificar os erros que possam prejudicá-lo. Dessa maneira, é essencial que os administradores contem com o conselho desses especialistas. 

Além disso, os advogados podem avaliar a parte fiscal e trabalhista de uma empresa, identificando riscos e até mesmo casos de corrupção. Assim sendo, através da atuação desse profissional é possível garantir que tanto a administração quanto a área operacional estejam em conformidade com as regras internas e externas. Para Bruno Burilli Santos, o papel desse especialista é fundamental para essas situações. 

Quais as vantagens do compliance?

Agora que você entendeu mais sobre o compliance, é interessante também descobrir os benefícios que ele pode trazer para um negócio. Além de garantir que as atividades de uma empresa estejam de acordo com a lei, essa metodologia pode auxiliar na reputação de uma organização, assegurando uma percepção positiva nos investidores, clientes, colaboradores e sócios, algo que é fundamental, não é mesmo? 

Além disso, ao ser empregado por profissionais especializados, como é o caso dos advogados, o compliance pode prevenir problemas na justiça que comprometem não apenas a imagem de uma empresa, como também as suas finanças. Vale ressaltar, que essa metodologia pode garantir processos mais transparentes e uma cultura organizacional mais produtiva. Conforme pontua Bruno Burilli — que atua no combate à corrupção — ter essas garantias é importante.

spot_img

Ultimas notícias