Que o chocotone é uma receita natalina, isso não é novidade, no entanto, graças ao seu sabor, não há quem resista diante de um. Não é mesmo? Por essa razão, Flavio Giusti — criador do primeiro programa de culinária vegana do Brasil, o VegetariRango —, criou o chocotone vegano, que além de ser super saboroso, é feito na caneca. Fala sério se não é prático?
Mas você sabe qual é a origem desse prato?
Para entender a origem do chocotone, é necessário entender, antes, a origem do panetone. Como toda grande, tradicional e renomada receita da culinária mundial, o panetone também não possui origem específica, no entanto, a mais aceita remonta sua origem à Itália do século XV, e conta a história de que Toni, o ajudante de cozinha do Duque de Milão, teria dormido durante o assamento de alguns biscoitos que seria servido num grande jantar.
Como forma de tentar consertar o erro, então, Toni jogou os biscoitos fora e tentou preparar uma nova receita: misturou uma massa fermentada para pão, que já estava pronta, com ovos, açúcar, passas e frutas cristalizadas, o que resultou no panetone! Já sobre o chocotone, é interessante ressaltar que se trata de uma invenção brasileira, cuja massa é a mesma do panetone e apenas recebe um recheio diferente. Na prática, há a substituição das frutas cristalizadas por gotas de chocolate. Incrível, não é mesmo?
Além disso, para preparar um chocotone caseiro são necessários os seguintes ingredientes: farinha de trigo, água, leite em pó, gemas, manteiga, açúcar, sal, óleo vegetal e extrato de baunilha. Muitos desses ingredientes podem ser aproveitados na versão vegana do chocotone, mas aqueles que possuem origem animal, certamente, não.
Então o que é preciso para preparar o chocotone caseiro?
De modo geral, é importante fazer a seguinte dissociação: o chocotone caseiro é diferente do chocotone caseiro de caneca. Isto é, enquanto o primeiro é a versão mais robusta da receita, o segundo é aquela versão feita para matar a vontade de comer doce ou para saciar o desejo de comer um maravilhoso chocotone, afinal, é mais rápida e rústica.
Mas, sem mais delongas, Flavio Giusti menciona que para essa receita são necessários os seguintes ingredientes: farinha de trigo, açúcar, fermento químico seco, chocolate e pó, leite vegetal, essência de panetone, chocolate vegano em gotas. Para conferir a receita completa, basta acessar o canal no Youtube de Flavio Giusti: https://youtu.be/cGRhKDO3r-c.
Além disso, se você deseja passar pela transição ao veganismo com qualidade e muita motivação, não deixe de acompanhá-lo no Instagram, cujo usuário é o @vegetarirango. Lá, o renomado digital influencer faz jus aos seus dotes culinários, bem como aos prêmios recebidos graças aos seus cursos veganos sobre queijo vegano e livros de receita.