Quando as coisas apertam o bolso, não há outro caminho, se não sentar e organizar as finanças. Como comenta o administrador Oscar Rollemberg, isso se torna ainda mais importante quando você já não está mais sozinho e têm uma família contando com você. Nesse sentido, trabalhar em seu orçamento familiar é algo fundamental para que seja possível manter o seu controle financeiro.
Se você ainda não sabe o que é um orçamento familiar ou deseja entender melhor sobre como organizar as finanças da família, aqui neste artigo você irá encontrar as melhores informações para garantir que esteja sempre à frente dos problemas financeiros e garantir mais segurança para o seu bolso. Leia para saber mais!
O que é o orçamento familiar?
O orçamento familiar, assim como o próprio nome já indica, é nada mais que a primeira etapa para conquistar saúde financeira. De acordo com Oscar Victor Rollemberg Hansen, esse é o meio mais simples de entender como está a sua situação financeira e saber quais são os gastos de sua família.
Conhecendo o seu orçamento
Para que seja possível organizar o orçamento de sua família, primeiro é preciso conhecê-lo. Portanto, separe um dia para se debruçar sobre todas as contas dos integrantes da família, as receitas, gastos, possíveis dívidas e tudo o que tiver que ser calculado. Além disso, é preciso seguir os passos a seguir!
- Organize suas contas:
Após reunir e separar todas as suas contas, está na hora de organizá-las. Como considera o expert em finanças, Oscar Rollemberg, uma planilha e um caderno serão os seus aliados nessa missão e, a partir dessa organização, já será possível verificar todas as contas pendentes, possíveis dívidas a serem pagas e tudo o que implica em sua vida financeira.
- Faça a média entre gastos e ganhos:
Após a organização das contas, é o momento mais importante de todo o processo de fazer o seu orçamento familiar, onde os gastos e os ganhos serão calculados para entender qual é a média entre eles. Esse cálculo é fundamental para verificar se há excesso de gastos nas contas e se há algo que pode ser mudado para melhorar as finanças.
- Estabeleça uma meta e faça uma reserva:
Como demonstra o entendedor do assunto Oscar Victor Rollemberg, a última etapa é a hora de começar do zero e definir todas as suas metas para esse recomeço. Sente-se com seus familiares e, juntos, estabeleçam os objetivos que desejam cumprir e tracem um plano de ação para que isso seja possível. Além disso, trabalhem em conjunto para fazer uma reserva financeira de emergência, algo fundamental para não ser pego de surpresa no futuro.
Importância de um orçamento bem estruturado para a família
Conclui-se assim que manter a saúde financeira de sua família pode ser uma tarefa difícil. No entanto, com um orçamento bem organizado e sólido, é possível conquistar mais segurança e conforto financeiros. Sendo assim, não deixe de seguir esses passos e aproveite momentos tranquilos ao lado das pessoas amadas sem grandes preocupações com o futuro.